Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

a morte



Vi homens que sorriam com grande paz no meio da dor provocada pela cegueira, pela paralisia, pelo desemprego, por um cancro, pela morte de alguém muito querido. E vi pessoas - fisicamente saudáveis, sem inimigos, sem dificuldades exteriores - intimamente desfeitas pelo peso da culpa, pela perda da esperança, pela recusa de amar.
Estou convencido de que somos o nosso pior inimigo. Aquilo que vem de fora toca-nos na periferia, mas não penetra no interior da cidadela. Aquilo que fazemos, porém, alcança o núcleo do nosso ser.
(Paulo Geraldo)


Aos "outros", a morte paralisa-os e espanta-os. - A nós, a morte - a Vida - dá-nos ânimo e impulso. Para eles, é o fim; para nós, o princípio.
(Josemaria Escrivá)


A culpa é o oposto da inocência, a culpa destrói a inocência. E, depois disso acontecer, será necessário recuperá-la, se aspirarmos - e aspiramos - a viver sempre. Talvez a grande tarefa da nossa vida seja tornarmo-nos de novo meninos: virmos a ser, por um esforço de vontade, aquilo que eles são pela idade.
(Paulo Geraldo)

Sem dúvida, a morte não fazia parte da natureza, mas tornou-se natural; porque Deus não instituiu a morte ao princípio, mas deu-a como remédio. Condenada pelo pecado a um trabalho contínuo e a lamentações insuportáveis, a vida dos homens começou a ser miserável. Deus teve de pôr fim a estes males, para que a morte restituísse o que a vida tinha perdido. Com efeito, a imortalidade seria mais penosa que benéfica, se não fosse promovida pela graça.
(Santo Ambrósio)

A ideia de morrer talvez trinta anos mais tarde não estraga as alegrias de um homem. Trinta anos, três dias... é uma questão de perspectiva.
(Saint-Exupéry, Terra dos Homens)

Com a morte diante dos olhos a questão do significado da vida torna-se inevitável.
(Bento XVI, Spes Salvi)


Todas as coisas daqui de baixo são um punhado de cinza. Pensa nos milhões de pessoas - já defuntas - "importantes" e "recentes", de quem ninguém se lembra.
(Josemaria Escrivá)

Não faças da morte uma tragédia, porque o não é! Só filhos sem coração não se entusiasmam com o encontro com os pais!
(Josemaria Escrivá)

A vida é a infância da nossa imortalidade.
(Goethe)

Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.
(Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário